Os alinhadores ortodônticos são uma nova tendência da ortodontia, oferecendo uma alternativa estética e prática para os pacientes que buscam uma correção dos dentes sem a utilização de aparelhos fixos. Através de uma série de alinhadores transparentes, personalizados e removíveis, os dentes irão se mover gradativamente para a posição planejada.
Cada alinhador é confeccionado conforme criteriosa orientação do ortodontista, através de um software de computador que permite fazer simulações do tratamento em 3D. É possível ver em detalhes a movimentação de todo o tratamento do início ao fim.
Você recebe o tratamento completo de uma só vez, pronto para ser usado. Por isso os resultados são previsíveis.
Para cada movimento de 0,33 milímetros planejado, é confeccionado um modelo, utilizando modernas impressoras 3D, cada modelo servirá de base para a fabricação de uma placa transparente. Uma sequência de placas transparentes, que são substituídas a cada 15 dias, levará a alcançar o sorriso desejado.
São tratamentos realizados, geralmente, em no máximo 06 meses. O ortodontista poderá lhe dizer se este é um tratamento indicado para o seu caso. Este é um recurso para correção de pequenas movimentações ortodônticas, muito procurado por pacientes que já usaram aparelho fixo e tiveram alguma recidiva do tratamento.
As vantagens dos alinhadores transparentes é que são praticamente invisíveis, permitindo que os use sem que as pessoas percebam que você está em tratamento ortodôntico, perfeito para quem trabalha com a própria imagem. Também é interessante pois pode-se tirá-los para comer, beber, escovar os dentes e passar o fio dental.
Você poderá encontrar os alinhadores ortodônticos, numa busca pela internet, com o nome das próprias marcas comerciais, as mais citadas são: Invisalign, OrthoAligner e ClearAligner. Até pouco tempo atrás, esse tratamento apresentava um alto custo pois tínhamos apenas empresas estrangeiras no mercado, hoje com a produção desses alinhadores no Brasil, com a mesma qualidade, é possível trabalhar com valores bem acessíveis.
Vídeo .