Vulgarmente conhecido como "motorzinho de dentista", muitos o consideram o barulho mais chato do mundo. Objeto que causa pânico e terror em boa parte das pessoas, afastando muita gente das visitas regulares aos dentistas, emite um som que soa de forma desagradavelmente assustadora para alguns.
Utilizando de uma dose de humor, estamos aqui com o intuito de tentar acabar (ou pelo menos diminuir) o medo que esse instrumento odontológico causa nos pacientes.
Pode ser dividido em duas categorias: alta e baixa rotação.
A caneta de alta, como o próprio nome diz, é movida por rotação alta do motor, incluindo um jato de água contínuo que vai umedecendo a broca para que o tecido dental não seja superaquecido. Embora faça muito barulho, fator crucial no pânico que os pacientes tem por esse instrumento odontológico, ele provoca menos dor porque não trabalha sobre pressão.
A caneta de baixa rotação funciona numa rotação baixa do motor e por pressão, daí o trepidar que o paciente sente na cabeça.
A antecipação e imaginação são mecanismos psicológicos que fazem a mente prever um possível dano, desencadeando pensamentos e sentimentos que criam o medo. Na mente do odontofóbico, o som do motor é invasivo e o leva a imaginar que poderá lhe causar algum trauma, mesmo que na realidade isso não venha a acontecer.
Mas às vezes esse ruído pode até ser útil (é claro que é brincadeira!).
Eis aí alguns famosos cartoons que passaram pela adorável experiência de desfrutar de um momento único e prazeroso ao som relaxante do motorzinho do dentista.
Mesmo que você se sinta desconfortável ou até com medo de enfrentar alguns procedimentos odontológicos, não deixe que essa fobia o atrapalhe a cuidar de seus dentes. Enfrente-a de maneira prática e gradual com auxílio de seu dentista, e tenha um sorriso bonito e saudável!
0 comentários:
Postar um comentário