Atualmente, a maioria das pessoas já ouviu falar sobre implantes, entretanto muitas ainda possuem dúvidas de como acontece esse processo envolvendo cirurgia e prótese. Para ajudá-los a compreender melhor, dividimos estes procedimentos, de forma resumida, em 5 etapas:
Neste momento, o dentista irá avaliar o paciente clinicamente, conhecendo sua história clínica e avaliando os exames complementares necessários, como por exemplo radiografias panorâmicas e tomografias, etc.
2. Cirurgia para instalação do implante.
O momento cirúrgico é o ato da instalação do implante dentário, uma estrutura de titânio, semelhante a um parafuso, que é introduzido no osso alveolar (na maxila ou mandíbula). Diferentemente do imaginário das pessoas, este tipo de cirurgia, na maioria dos casos, é um processo até certo ponto simples e rápido, realizado com anestesia local, feita em consultório odontológico.
3. Pós-operatório.
A recuperação após a cirurgia de implante costuma ser bem rápida e tranquila, desde que respeitadas as orientações do dentista. Geralmente, recomenda-se repouso apenas no dia da cirurgia, permitindo o paciente voltar às suas atividades de trabalho no dia seguinte, com moderação. Se necessário, será receitado medicamentos para ajudar na recuperação.
4. Moldagem, confecção e instalação da prótese dentária.
Dependendo do tipo de osso e local do implante, poderá ser feita imediatamente após a instalação do implante (carga imediata) ou de 3 a 6 meses após a fase cirúrgica (situação mais comum e com menos riscos de insucesso).
A prótese sobre implante será instalada após moldagem do implante, escolha dos componentes protéticos e confecção da prótese em laboratório.
5. Manutenção e higienização bucal.
A higienização adequada das próteses sobre implantes assim como visitas regulares ao dentista são fundamentais para o sucesso do implante.
0 comentários:
Postar um comentário