Tecnologia do Blogger.
RSS

Anel Ortodôntico: um casamento à beira do divórcio.




Os anéis ou bandas ortodônticas são peças metálicas cimentadas nos dentes, que promovem retenção mecânica envolvendo a coroa dentária, nos quais podem ser soldados acessórios como tubos, ganchos, botões, etc...


À esquerda um anel, à direita um tubo.






Muita gente pergunta se dói para colocar os anéis ortodônticos. Sinceramente, este momento costuma ser uma via crucis do consultório. Na verdade, o que é muito desagradável é o uso dos elásticos separadores, um elástico colocado entre os dentes que promoverá um afastamento entre eles, gerando o espaço necessário para a banda metálica entrar e envolver a coroa, e isto geralmente causa um desconforto razoável. Após, em média dois dias, você retorna ao consultório para remover os elásticos e colocar os anéis. A partir daí não tem mais incômodo nem dor.







Outra preocupação do paciente é com relação ao fato de ter ouvido de algum amigo ou vizinho que usar anel dá cárie. Na verdade, não dá cárie, mas pode acontecer se o paciente não tiver uma boa higiene, visto que as bandas dificultam na hora da limpeza dos dentes. Os ortodontistas usam o cimento de ionômero de vidro, que libera flúor, para cimentar o anel, o que diminui  a possibilidade de cárie, mas não a exclui.


Muitos pacientes também questionam porque não irão usar os anéis, uma vez que eles servem para "apertar o aparelho" e "puxar os dentes". Isso não é verdade, muitas vezes a função da banda se remete apenas a suportar o tubo soldado, onde passará o fio. Desta forma os tubos colados podem exercer as mesmas funções que os anéis de maneira ainda mais prática.






Todavia o uso de anéis na ortodontia não está descartado, além de serem usados  nas suas funções mais simples, também servem para soldar acessórios e, principalmente, aparelhos confeccionados em laboratório (exemplos: Barra Transpalatina, Botão de Nance, Hirax).










Surgiram no mercado, resinas de qualidade superior às do passado, que permitiram realizar a colagem direta dos tubos nos dentes posteriores sem deixar a desejar no quesito resistência. A partir daí a ortodontia começou a deixar de lado os anéis e a optar pelo uso com mais frequência dos tubos, gerando mais conforto, melhor higiene e menor incômodo ao paciente durante o tratamento.


Com o uso de tubos colados, o número de cáries ao final do tratamento reduziu bastante, pois seu tamanho e a área que ocupa no dente é menor que do anel, facilitando a higiene. 


Muitos são os casos de pacientes que se sentem incomodados com a utilização dos anéis, por isso na minha prática clínica diária dou preferência ao uso de tubos colados diretamente nos dentes. De tabela, evito consultas mais longas para confecção dos anéis e ainda não submeto o paciente ao desconforto de usar os elásticos separadores.










Inclusive, contamos também com tubos estéticos de colagem para uso em aparelhos estéticos convencionais ou autoligados.







Vai um tubo aê?!?


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Unknown disse...

Muito bom ! um tanto engraçado ( algumas partes )

Unknown disse...

Gostei da abordagem.

Postar um comentário