Nesta primeira postagem do blog irei responder a quatro perguntas básicas, fundamentais para entender sobre o tratamento ortodôntico.
- O que é Ortodontia?
É o ramo da odontologia especializado no diagnóstico, prevenção e tratamento das irregularidades dentais e faciais. A ortodontia visa não apenas a harmonia entre dentes, mas também de estruturas como lábios, gengivas e ossos maxilares, proporcionando um equilíbrio facial adequado.
- Por que usar aparelho ortodôntico?
Funcionalmente, o tratamento ortodôntico irá restabelecer a oclusão dentária (adequado engrenamento entre dentes superiores e inferiores), contribuindo para uma melhor mastigação e saúde bucal.
Dentes mal posicionados dificultam a higiene, favorecendo o aparecimento de cáries e problemas na gengiva. Também podem causar uma sobrecarga nos músculos da mastigação, gerando dores de cabeça e na articulação temporo-mandibular. Corrigindo a oclusão, ajuda-se a evitar problemas de respiração, deglutição e fala.
Um belo sorriso gera uma série de benefícios. Dentes alinhados, esteticamente agradáveis e com aspecto saudável refletem numa melhora de qualidade de vida, aumentam a auto-estima e deixam as pessoas mais bonitas.
- Quando procurar um especialista?
Um ortodontista deve ser procurado a partir da dentição de leite (decídua) ou em qualquer fase da vida adulta. Não existe idade mínima, mas a partir dos 04 anos já é possível detectar problemas na mordida e iniciar um tratamento com técnicas próprias para a idade. Neste período é comum observarmos problemas relacionados ao hábito de chupar dedo ou chupeta, à respiração bucal e interposição de língua (projetar a língua para fora ou interpor a língua no meio dos dentes durante a deglutição).
Também não existe idade máxima para a realização de tratamento ortodôntico, embora no
paciente adulto alguns cuidados especiais devam ser tomados, de acordo com a saúde bucal de cada indivíduo.
- Qual o tempo de duração do tratamento?
Cada paciente possui um plano de tratamento individual, e a duração vai depender de fatores como o tipo da má oclusão (problema apresentado), colaboração do paciente, respostas biológicas ao tratamento e o tipo de aparelho utilizado. Em média, a duração de um tratamento convencional é de 24 a 36 meses. Todavia, hoje existem novos sistemas de aparelhos que reduzem o tempo de tratamento, como por exemplo os aparelhos autoligados.
0 comentários:
Postar um comentário