A sexta-feira ocorrendo no dia 13 de qualquer mês é considerada, popularmente, como sendo um dia de azar. O número 13 é considerado de má sorte. A origem dessa superstição é pagã e está baseada em duas lendas da mitologia, mais especificamente a nórdica.
De acordo com a primeira lenda, houve na morada dos deuses nórdicos, um banquete no qual 12 divindades foram convidadas. Loki ficou enciumado por não ter sido chamado e armou uma cilada: ludibriou um deus cego para que este ferisse acidentalmente o deus solar Baldur, que era o favorito de seu pai, Odin, o deus dos deuses. Fora daí que surgiu a idéia de que reunir 13 pessoas para um jantar seria uma desgraça na certa.
A associação com a sexta-feira vem da Escandinávia e refere-se a Frigga, a deusa da fertilidade e do amor. Quando as tribos nórdicas e alemãs foram obrigadas a se converter ao cristianismo, a lenda transformou Frigga em bruxa, exilada no alto de uma montanha. Dizia-se que, para se vingar, ela se reunia todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o demônio, num total de 13 entes, para rogar pragas sobre os humanos.
Particularmente, eu não sou supersticioso, e digo que pode ir ao dentista numa sexta-feira 13, passar debaixo de uma escada, ver um gato preto e depois disso tudo ainda sair do consultório com um lindo sorriso no rosto!
0 comentários:
Postar um comentário