A lenda da Fada do Dente diz que quando uma criança perde um dente de leite, deve deixá-lo embaixo do travesseiro, para que durante a noite, uma fada o leve e em troca deixe uma moeda.
Histórias sobre a Fada do Dente circulam desde o início do século XX, embora ninguém saiba sua origem exata.
De todas as lendas, a mais romântica diz que atrás do arco-íris existe um reino habitado por fadas, onde cada uma possui uma função específica: umas fazem as flores brotarem, outras guiam o sol, mas, dentre essas, algumas visitam a terra durante a noite, velam o sono das crianças e trocam os seus dentes de leite por moedas. Com esses dentes elas fazem as estrelas do céu. Quando o primeiro dente cai, ele torna-se a estrela mais brilhante. Para fazer uma estrela elas precisam de muitos dentes, por isso trabalham muito, visitando várias crianças numa mesma noite. Sempre que o dente de leite cai, brilha uma luz no coração da fada que a conduz até a criança.
Essa lenda provavelmente tem origem europeia. Antigamente, durante a idade média, acreditava-se que os dentes de leite continham as almas das crianças. Assim, e para que, ao caírem, não caissem nas mãos das bruxas, que os poderiam usar em feitiços, deveriam ser guardados ou queimados. O dever dos pais era guardar os dentes para que não viessem terminar em mãos alheias. Para prevenir a perda do dente de leite por parte da criança, contava-se a história da fada dos dentes. Deste modo, as crianças guardavam os seus dentes de leite debaixo do travesseiro, para que a fada os levasse e, em troca, deixava uma moeda.
A fada dos dentes andou circulando os estúdios de Hollywood nos últimos anos, dois exemplos são os filmes "O fada dos dentes" e "A origem dos Guardiões".
Por via das dúvidas, é melhor deixar seu dente de leite debaixo do travesseiro...
0 comentários:
Postar um comentário