A endodontia é a especialidade odontológica que envolve a prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças da polpa dental (o tecido localizado no interior da cavidade do dente, ricamente vascularizado e inervado). O tratamento endodôntico é popularmente chamado de tratamento de canal.
O tratamento endodôntico é necessário quando a polpa dentária encontra-se inflamada irreversivelmente, infectada ou necrosada. Ele consiste na remoção da polpa e obturação do canal (preenchimento com material adequado do espaço anteriormente ocupado pela polpa). Após o procedimento, será necessário restaurar o dente com resina ou confecção de prótese dentária.
1- Cárie; 2- Remoção da polpa dentária; 3- Obturação do canal. |
Tratamento endodôntico finalizado. |
A causa mais comum da inflamação pulpar é a cárie, mas também existem outros fatores como traumatismos dentários, abrasões, bruxismo excessivo, infecções provenientes de doenças periodontais, entre outros. Se o tratamento endodôntico não for realizado, poderá se desenvolver uma lesão na região apical do dente, a qual pode levar a dores intensas, formação de abscesso e inchaço, e tendo como último recurso a extração do dente.
Apesar de usar anestesia e se apresentar indolor, nem todos pacientes amam realizar um tratamento de canal. Então pra descontrair e levar esse assunto de uma forma mais leve, algumas piadinhas sobre o tema:
0 comentários:
Postar um comentário