Um dos principais problemas relacionados aos distúrbios do sono é o ronco, que atinge de 40% a 60% da população adulta. Durante o sono, o tônus muscular do pescoço e da faringe decresce. Causando o estreitamento do espaço faríngeo e o volume de ar necessário precisa ser inspirado a uma velocidade maior, ocorrendo a vibração de tecidos moles como palato mole, úvula, língua e outros, esse é o ronco.
O ronco pode ser sintoma de algo muito mais grave, como a chamada apnéia obstrutiva do sono, que é a interrupção da respiração pelo fechamento da passagem do ar ao nível da garganta, podendo demorar vários segundos e a pessoa só volta a respirar quando um reflexo do organismo consegue reabrir a passagem do ar.
Enquanto o ronco se dá pela obstrução parcial das vias aéreas durante o sono, a apnéia tem como agravante ser uma obstrução total, levando o portador a acordar inúmeras vezes durante a noite.
Tratamento Odontológico:
Um dos conceitos de prevenção do ronco é a abertura das vias aéreas pelo aumento da dimensão vertical e avanço mandibular. Este princípio é utilizado em diversos dispositivos odontológicos elaborados para pacientes que roncam. O problema com muitos desses aparelhos, mesmo apresentando bons resultados, é que eles são rígidos, daí os pacientes geralmente reclamavam de dor na ATM ou apenas do desconforto por usá-los.
Hoje foram criados e estão disponíveis em nossa clínica, aparelhos para ronco e apnéia que são feitos de silicone médico, macio e flexível, permitindo considerável movimento lateral e ântero-posterior da mandíbula, tornando o aparelho mais confortável para o paciente.
Características do aparelho:
- Possui 4 grandes orifícios para respiração.
- Esplinte oclusal em formato de aerofólio com 7 mm de espessura na região posterior e com colchões de ar.
- Laterais elevadas para máxima retenção do aparelho na boca durante o sono.
- Material macio e confortável.
- Indicado para problemas severos de ronco e apnéia.
0 comentários:
Postar um comentário