Qual a melhor escova de dentes? Os vendedores terão a resposta na ponta da língua, cada um indicando sua marca, contudo, o mais importante é ressaltarmos as características fundamentais para uma escova ser considerada boa.
A escolha do tipo de cerdas das escovas de dente é fundamental para evitar danos à gengiva e ao dente. É comum encontrarmos pacientes com boa higiene oral, mas com lesões causadas pela escovação. Desgastes da superfície dental e aparecimento de retrações gengivais são alguns dos problemas que as escovas de cerdas médias e duras podem gerar. A mesma escova tão importante para manter os dentes limpos pode ser a vilã da história. A grande dica é que as escovas sejam de cerdas macias.
O tempo médio de uso de uma escova é de aproximadamente 3 meses, visto que as cerdas tendem a se deformar com o uso. Ao sinal de deformação troque por uma nova.
Outra dica importante é com relação ao tamanho e formato da cabeça da escova. Escovas com cabeça grande geralmente dificultam a higiene da região posterior (de trás) da boca, principalmente atrás do último dente. Portanto, quando mais delicada for a cabeça da escova, melhor. Opte por uma escova de cabeça pequena.
As escovas elétricas não são melhores que as escovas convencionais, contudo tem ótima indicação para determinados casos, por exemplo para pacientes com dificuldades motoras.
0 comentários:
Postar um comentário