Tecnologia do Blogger.
RSS

Contenção Ortodôntica Superior.




Após o tratamento ortodôntico há uma fase de contenção em que são utilizados aparelhos removíveis ou fixos para manter a posição alcançada, visto que os dentes têm uma tendência de recidivar, ou seja, voltar à sua posição original.


Na arcada superior, o aparelho de contenção mais comumente usado é o Hawley. Ele é composto de um arco vestibular de aço e resina acrílica cobrindo o palato, podendo ainda ser adaptado outros elementos no aparelho de acordo com a necessidade de cada caso, como por exemplo dentes provisórios para pacientes que possuem alguma ausência dentária.


Num primeiro momento o Hawley é utilizado 24 horas por dia, tirando apenas para alimentação e práticas de algumas atividades físicas. Depois de um período de acompanhamento pelo ortodontista, havendo bons resultados de estabilidade, o uso do Hawley passará a ser apenas para dormir. Lembrando que o ato de remover e colocar o aparelho pode fazê-lo afrouxar, e por isso precisa da ativação realizada pelo ortodontista. Portanto, não basta colocar a contenção e sumir do consultório odontológico, principalmente nas primeiras semanas, pois a contenção poderá perder sua efetividade de ação.














Outro tipo de contenção superior é a fixa (higiênica ou reta). Ela possui pontos muito favoráveis, mas em contra-partida alguns pontos negativos importantes. A vantagem de seu uso é que ela fica colada, não é removível, fica na face palatina dos dentes portanto esteticamente interessante, e não precisa ser ativada pelo ortodontista. A desvantagem é que ela precisa de ter um espaço adequado para poder ser colada sem que os dentes antagonistas (os inferiores) toquem nela, e mesmo tendo espaço, o paciente tem que tomar muito cuidado com a forma de mastigar. Por causa disso, diferentemente da contenção fixa inferior, ela costuma se soltar com mais facilidade ao longo do tempo, necessitando de uma nova visita ao ortodontista para recolá-la.






E os dentes ficam alinhados para o resto da vida? Ao longo dos anos, podem vir a ocorrer alterações adversas na oclusão, alheias ao controle do ortodontista, como por exemplo perdas dentárias, desgaste dos dentes por bruxismo, problemas periodontais, falta de espaço para os sisos, ou simplesmente o uso inadequado ou não uso das contenções ortodônticas, e isso pode gerar a perda da estabilidade do tratamento e recidiva.

O ideal é estar fazendo revisões periódicas com seu ortodontista para evitar movimentações indesejadas dos dentes, para não precisar usar aparelho ortodôntico novamente.






  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Adriano disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário