Tecnologia do Blogger.
RSS

Cronologia da Erupção Dentária.



A erupção dentária é um complexo resultante de causas variadas, que faz com que o dente, ainda incompletamente formado, migre do interior dos maxilares para a cavidade bucal. Neste mesmo momento em que a coroa dentária alcança a sua posição definitiva no arco, termina-se a formação da raiz, assim como se organiza o ligamento alvéolo-dental.

Durante a substituição dos dentes decíduos (de leite) pelos seus sucessores permanentes acontece um processo chamado rizólise, que consiste na reabsorção fisiológica da raiz do dente decíduo (este vai ficar "mole" e "cair"), fundamental para sua exfoliação e posterior erupção dos permanentes.





Vídeo demonstrativo da cronologia de erupção dentária.


Vídeo demonstrativo da cronologia de erupção dentária (panorâmico).


Geralmente o incisivo central inferior decíduo é o primeiro dente a irromper, entre seis a sete meses. Aos dois anos e meio, aproximadamente, a dentição de leite está completa. Dos cinco aos seis anos, os incisivos permanentes e os primeiros molares permanentes estão prestes a irromper. A dentição mista corresponde a este período em que há dentes decíduos e permanentes na arcada dentária. Em média, aos treze anos, todos os dentes permanentes irromperam exceto o terceiro molar.

As três próximas fotos representam uma dentição mista:






De um modo geral, podemos dizer que a sequência eruptiva dos dentes decíduos (de leite) é a seguinte:




Para os dentes permanentes a ordem de erupção é a seguinte:



Esquema que mostra o desenvolvimento da dentição desde a fase intra-uterina até a fase adulta (dentes decíduos em azul e dentes permanentes em amarelo):




Esquema dos 10 estágios de desenvolvimento dentário proposto por Nolla, que é de grande valor clínico pois podemos acelerar ou retardar o processo de erupção dos dentes permanentes mediante a extração de seus antecessores decíduos, na época adequada.



Um fator primordial para a erupção normal dos dentes permanentes é o espaço disponível previsto pelo dente decíduo. Por isso a perda de um dente de leite num período antes do normal pode acarretar falta de espaço para os dentes permanentes, impedindo-os de irromper ou fazendo-os erupcionar numa posição inadequada.



A cronologia da erupção está relacionada a vários fatores como alimentação, grupo étnico, sexo, entre outros, e algumas crianças podem ser precoces na erupção dos dentes ou o inverso, apresentarem um desenvolvimento mais lento. Nem sempre significa que há algum problema nesses casos, contudo é sempre importante uma avaliação pelo ortodontista.




Fonte: Ortodontia - Diagnóstico e Planejamento Clínico, Flávio Vellini, 5ª Edição.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Jesana Rosar disse...

Excelente matéria e explicações!!!! obrigada

Postar um comentário