Tecnologia do Blogger.
RSS

Elásticos na ortodontia... tá amarrado!!



Os elásticos ortodônticos são uma ferramenta imprescindível na ortodontia, todavia o profissional deve conhecer seus efeitos, e saber das vantagens e desvantagens do seu uso.

Os elásticos usados são constituídos a base de elastômeros (um polímero similar a borracha) e são classificados como intra e extrabucais. Os intrabucais são divididos em intermaxilar (quando unem arcadas dentárias diferentes) e intramaxilar (quando atuam na mesma arcada).
Nesta postagem irei me deter nos elásticos intermaxilares.





O tamanho, o tempo de utilização, o desenho (forma geométrica) do elástico no aparelho, tudo isso será definido pelo ortodontista de acordo com cada caso. 





Os elásticos de intercuspidação são utilizados, geralmente, no estágio de finalização do tratamento. Tem como objetivo melhorar a relação oclusal dos dentes, através de forças verticais que produzem um movimento de extrusão dentária entre os dentes antagonistas (superiores com inferiores correspondentes).








O elástico para correção de classe II é disposto obliquamente da região posterior inferior até a região anterior superior e deve ser usado com aparelhos fixos. Os efeitos promovidos são: posicionamento da mandíbula para frente, inclinação dos incisivos superiores para a distal e os inferiores para mesial, extrusão dos molares inferiores.

Elástico para correção de Classe II.


O elástico para correção de classe III é disposto obliquamente da região posterior superior até a região anterior inferior e deve ser usado com aparelhos fixos. Os efeitos promovidos são: inclinação simultânea dos arcos dentários com os incisivos superiores inclinando para vestibular e os inferiores inclinando para lingual.

Elástico para correção de Classe III.


O elástico para correção de linha média é disposto obliquamente na região anterior dos arcos dentários ou usado de forma assimétrica (de um lado classe II e do outro classe III) e deve ser usado com aparelho fixo.

Elástico para correção da linha média.


O uso do elástico é uma parte do tratamento que necessita de muita colaboração e persistência do paciente, que deve seguir as instruções dadas pelo ortodontista. Apesar de trazer um leve desconforto, os resultados são muito bons se usados adequadamente, ajudam a finalizar o tratamento mais rapidamente e geram estabilidade do tratamento.


Aqui vão algumas dicas para se obter os melhores resultados possíveis:

  • Nunca mude os dentes de apoio. Mantenha sempre a mesma posição do elástico.
  • Tenha sempre elásticos reservas no caso de algum deles arrebentar.
  • Troque os elásticos usados por novos quando observar que estão perdendo a elasticidade.
  • Se algum braquete usado como apoio se descolar, suspenda o uso do elástico.
  • Dores de cabeça e dentes doloridos ao mastigar são relatados frequentemente e até um certo ponto é aceitável. Na dúvida, comunique ao ortodontista.
  • Não invente formas novas de usar os elásticos, siga o que lhe foi orientado.

Chaveiro em forma de dente que serve para guardar elásticos.


É comum alguns pacientes usarem dois elásticos no lugar de um, acreditando que isto irá acelerar o tratamento. Lembre-se que não adianta ficar um mês sem regar uma planta e depois despejar um balde cheio de água na tentativa de compensar o tempo perdido, da mesma forma se dá com os elásticos, o segredo é usar regularmente e no tempo indicado.





  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

44 comentários:

Unknown disse...

Cara, meu dentista colocou nos quatro incisivos laterais, para quê serve?

Unknown disse...

Nossa dói muito . estou com dor de cabeça !não conseguiu dormir .

why so serious disse...

Meu dentista me passou desse elástico colorido, e disse que eu só precisava dormir com ele,que não era pra dormir o dia todo... só que parece que esse elástico colorido não ajeita nada!meu dente nem doeu..da última vez que eu usei, tinha usado desse outro, transparente,e esse doía pra caramba.estou com medo de ter perdido um mês, porque parece que esse elástico colorido não puxa nada, e eu só durmo em torno de 6 horas por dia,sendo que no texto diz que o mínimo de tempo que se tem que usar é 12 horas :/

Unknown disse...

Excelente matéria!

Unknown disse...

Excelente matéria!

CATAFLOR disse...

MUITO BOA A MATÉRIA! USO O ELÁSTICO CONSTANTEMENTE, MAS FAÇO ISSO QUE MENCIONOU DE USAR 2 ELÁSTICOS DE UMA VEZ PRA ACELERAR O TRATAMENTO,RSRS SÓ QUE PELO MENOS COMIGO TÁ FUNCIONANDO, PERCEBO QUE 2 ELÁSTICOS PRESSIONAM BEM MAIS QUE UM SÓ. AFORA

Unknown disse...

Realmente o elástico transparente dar mais efeito e doi muito, principalmente o que é o tamanho menor q é o que eu uso. Quanto ao comentário de usar so para dormir, não é bem assim não, o meu dentista disse q coloque a noite após jantar e higienizar a boca e também durante o dia quando estiver em casa pq no caso do meu que é muito pequeno e esta em V ele atrapalhar um pouco a fala.

Unknown disse...

Boa noite,gente. Esse elástico transparente doi de mas,sempre que coloco mim da uma dor de cabeça,que penso em tirar mas quando penso que é pra acelerar o tratamento aí
eu deixo e só tiro de manhã .

Unknown disse...

Eu estou no v tbm mas o corrente....

Unknown disse...

Alguém sabe por quanto tempo fica doendo? Farta de tomar remédio pras dores... Vontade de arrancar os dentes mano n é possível

Vivi disse...

To sentindo muita dor. O meu tá no molar e canino. Só que a dentista mandou dar duas voltas. Aconteceu isso com alguém?

Unknown disse...

o meu filho esta usando e ja esta reclamando que doi sera qto tempo tem que usar

Rafaela disse...

Estamos no mesmo barco.. Meu Deus o meu é em formato de X. Não To aguentando de dor aff

Unknown disse...

Eu dois elásticos desses transparentes, dois pra cassete, uso um no molar e canino, e outro no molar e pré-molar, Pra poder puxar os dentes pra trás e abrir espaço para um incisivo lateral.⏳

Bely disse...

Meu ta em triângulos so pra dormi mas ta doendo muito aff

harryson disse...

pior eu que estou com três no lado esquerdo da boca em forma de triângulos, e um no lado direito que pega de cima pra baixo, como um / e dói muuuuuito de verdade, nunca vi ta doido

Claudineia Oliveira disse...

Meu dentista me disse pra usar o elástico somente de um lado da boca será que é correto?

Denise disse...

Se ele colocou só esse de um lado é porque o seu caso era esse, assim como eu que usava em formato de pirâmide e agora tô usando esse em formato de N e dói pra caramba

Unknown disse...

Nossa coloquei ontem isso doe demais meu Deus,e estou logo com o transparente que é o que mais causa dores. Não aguento mais tanta dor mas logo lembro que tenho que usar, não tem jeito, Espero que eu acostume a usar logo.

Unknown disse...

Comecei usar esse transparente e ruim Demais mais e o jeito

Unknown disse...

Qual remédio para dor

Unknown disse...

Estou passando por isso, é muito ruim!

Unknown disse...

Comecei a usar o mais pequeno em formato de triângulo,nossa dói demais, é horrível mas..penso que é
bom para acelerar o tratamento e então tento aguentar mais um pouco, Até passar uns 3 dias que aí alivia a dor.

Cecília disse...

Alguém sabe dizer se tratamento com aparelho ortodôntico com estáticos resolve classe 2 dispensando a cirurgia ortognatica?

Evie. disse...

Botei isso ontem, e caraca dói demais.
Alguém quer conversar sobre? Meu insta: karinheamorim

Mayun ❤️ disse...

agradeça a Deus que não doeu pq e um saco esse elástico!!

Le disse...

eu estou tomando paracetamol. Estou com muita dor, meu deus

Le disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Le disse...

Vc pode me dizer quanto tempo demorou pra acostumar? Por favor, estou com isso faz três dias e ainda tá doendo muito, tô a base de remédio pra dor

Le disse...

Quanto tempo demorou pra se acostumar? Não achei seu insta... Tô meio desesperada com essa dor, tomando remédio

Leila ramos disse...

O meu elástico é o menor na posição // 24hrs...so tiro para comer e escovar os dentes ! Dor dos infernos ...

Unknown disse...

A primeira vez que coloquei elástico passei 5 dias com muita dor, mas no sexto dia já estava acostumada.

Unknown disse...

Eu não aguento mais de dor já faz 3 meses seguidos que to usando o elastico transparente nossa a dor é de mais chego a chorar de dor por não aguentar usar 😭😭😭

Ana disse...

Nossa alguém me diz depois de quantos dias colocados que para essa dor, coloquei ontem e ja tirei pq ñ estou aguentando, é a pior parte que se tem no tratamento

Luciana disse...

E eu achando que já tinha passado pelo pior. Não sabia da existência desse elástico 😒
Misericórdia, como dói!

Unknown disse...

Estou no quarto dia , e ainda dói horrores 😭😭😭😭 . Só depende de mim pro resultado ser rápido 😕 só tiro pra comer

RSRSRSRS disse...

GENTE DO CEUUUU, QUE VONTADE DE ARRANCAR MINHA CARA, TA DOENDO DEMAIS😥😥😥😥

Rafaela disse...

No meu caso já usei o pequeno e o medio e agora to usando o elástico maior só posso tirar pra comer, e já te garanto que a dor do Elástico pequeno nem se compara com a dor desse elástico grande, a dor é insuportável já chorei horrores. Vontade de arrancar os dentes, já tomei vários remédios pra dor, antiflamatorios, e elaxante muscular nada passa. O q alivia é uma pomada anestésica que vc passa na gengiva mas é temporário.

Rafaela disse...

Já estou a 7 dias com dor, sem conseguir comer direito, nada de coisa quente, gelada até água em temperatura ambiente machuca é uma dor que chega a queimar e o dente fica dando pontadas, tô escovando os dentes com água morna

Goulart 123 disse...

As primeiras três vezes que usei foi uma dor moderada e que durou no máximo 3 dias, no quarto mês está uma dor INSUPORTÁVEL, fora a dor de cabeça. Estou a base de dipirona e isso já tem uma semana e a dor não passa, não desejo essas borrachinhas a ninguém.

Flávia puggina disse...

Estou usando o elástico transparente em formato de triângulo não aguento usar está pegando na minha gengiva e dói demais, tirei pq não aguento mas preciso usar será q não tem nenhum anestésico q possa usar...

Unknown disse...

Gente que dor esses elásticos🥺😥 Hoje faz 3 dias...alguem me diz quanto tempo dura as dores??

Morenynha disse...

To a quatro dias usando, normalmente passa a partir do 5 dia.. É horrível..

Unknown disse...

Quando coloquei doeu só nos primeiros quatro dias, no quinto já tinha me acostumado.

Postar um comentário