Tecnologia do Blogger.
RSS

Vou casar! E agora doutor?



"Vou casar! E agora doutor?" Eis a pergunta que causa pânico em qualquer ortodontista.

É fato que muitos casais não planejam com tanta antecedência o dia do casamento e em virtude disto, o tratamento ortodôntico passa ser um grande problema a ser resolvido até o dia tão sonhado, principalmente para as noivas!

Ao ser pedida em casamento, a noiva entra num processo de querer resolver todos os seus anseios estéticos até o dia do "SIM". E é claro que nesta lista inclui o fator aparelho ortodôntico. Todavia esta aspiração nem sempre é viável! Vale lembrar que este tópico também é muito útil para situações do tipo: festa de 15 anos, formatura, aniversários...




Tratamento ortodôntico é algo sério. O paciente é sempre orientado do tempo estimado de conclusão do mesmo, ficando ciente que a interrupção ou abandono antes da finalização pode implicar em riscos e prejuízos à sua saúde bucal.

Uma pergunta recorrente no consultório é: "Posso tirar o aparelho antes do casamento e voltar a colocá-lo após a lua de mel?" . Veja bem, os braquetes dificilmente são reaproveitáveis, fora o fato que mesmo braquetes novos não serão recolados na posição exata que estavam os anteriores, perdendo muito da evolução conseguida no tratamento, ou seja, o paciente ficará mais tempo usando aparelho após a nova montagem do que o estimado anteriormente. Há de se ressaltar que o paciente também terá de arcar com os custos de um novo aparelho.



Entretanto, por mais que expliquemos que não é vantajoso a remoção do aparelho, na maioria das vezes não é possível convencer os futuros pombinhos! Quais então seriam as atitudes a ser tomadas para evitar esta situação? 

Primeiramente, antes de iniciar o tratamento ortodôntico, diga ao seu dentista suas pretensões de casar e em quanto tempo você estima realizar este ato, para que o profissional avalie se será um tempo hábil para conclusão do tratamento ou se seria melhor você casar primeiro para depois corrigir os dentes ortodonticamente.

Uma segunda opção seria a utilização de aparelhos estéticos, que são muito discretos e não interferem nas fotos.

Atualmente os aparelhos autoligados estão reduzindo consideravelmente o tempo de tratamento ortodôntico, esta é uma possibilidade muito interessante para quem não tem tempo a perder!

Duas outras opções que nunca são aceitas são: adiar o dia do casamento ou contratar um fotógrafo com um bom fotoshop.



Nenhum dentista quer atrapalhar o seu dia de Cinderela, portanto seja franco com seu ortodontista e veja quais as opções casam bem com seus planos! E não se esqueça de convidar-nos para o casório! 


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário