Tecnologia do Blogger.
RSS

A moda agora é colocar aparelho sem ir ao dentista. Só que não !!!!!



Inacreditável, insanidade, irresponsabilidade, falta de juízo e bom senso... esses são os termos que me vem à cabeça quando penso no assunto que iremos abordar agora.

Com as facilidades advindas da internet, qualquer pessoa tem acesso e nada que a impeça de comprar materiais de uso exclusivo do cirurgião-dentista, tanto é que surgiu uma "moda", principalmente entre jovens e adolescentes, que acreditem se puder, estão comprando aparelhos ortodônticos e colando nos próprios dentes, como se fosse um enfeite ou acessório de beleza. Não satisfeitos, ainda passam fios e elásticos coloridos da maneira que acham que convém, sem sequer imaginar o resultado destas ações.

E por mais absurdo que pareça, ainda postam vídeos no You Tube ensinando como trocar as "borrachinhas",  colar os braquetes com super bonder e passar fios coloridos de vassoura no lugar do fio ortodôntico. Tem até funk como fundo musical. 






O primeiro vídeo exibido pelo SBT e o segundo pela Globo, relatam um pouco disto que estou falando, e serve de alerta para pais e jovens que, quem sabe até ingenuamente, estão aderindo a esta loucura colocando em risco a sua saúde.







O uso inadequado do aparelho ortodôntico pode levar a problemas irreparáveis, inclusive à perda dos dentes. Isto é válido não só pra quem comete a insensatez de "colar" os braquetes nos próprios dentes, mas também para aqueles que gostam de comprar as "borrachinhas" e trocá-las por conta própria.

Aparelho ortodôntico não é enfeite, ou pelo menos não é sua principal função. Cada vez que o paciente visita o ortodontista, há objetivos muito mais importantes relacionados ao tratamento do que a simples troca da cor das "borrachinhas".

Outro problema muito frequente nos consultórios são aqueles pacientes que instalam o aparelho e depois somem, chegando às vezes a ficar mais de um ano sem fazer as manutenções ortodônticas, e ainda acreditam que estão fazendo vantagem, economizando dinheiro ou dando o "golpe" perfeito no dentista. Só que não!!! Não fazem ideia do perigo que estão se submetendo, como por exemplo: aparecimento de cáries, inflamações gengivais, perdas ósseas, reabsorções radiculares, ou simplesmente atrasando o tempo de tratamento.


Espero que este post sirva para conscientizar a população de que o tratamento ortodôntico é algo muito sério e não deve, em hipótese alguma, ser realizado sem a supervisão de um especialista. 




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário