Tecnologia do Blogger.
RSS

O Dente e a Alma.



Naquele mesmo dia, saindo Jesus de casa, assentou-se à beira-mar; e grandes multidões se reuniram perto dele... e de muitas cousas lhes falou por meio de parábolas...
 Mateus 13: 1-3.


Jesus tinha por hábito falar por meio de parábolas, abordando assuntos do cotidiano do seu público alvo. Se trabalhadores rurais, usava a figura do semeador, se pescadores, comparava os mistérios divinos com a rede de pescar. E se hoje, Jesus tivesse a oportunidade de falar para dentistas, qual seria sua mensagem? Provavelmente diria que a alma humana é semelhante ao dente.



1 - O dente e a alma são semelhantes porque o melhor tratamento é sempre o preventivo

 É preciso aprender a cuidar dos dentes desde cedo. Uma higiene bucal adequada e visitas periódicas ao dentista irão evitar problemas futuros. Com a alma é assim também, é preciso investir na vida devocional, separando um tempo para estudar a bíblia, orar e ter comunhão com o povo de Deus.

"E que, desde a infância, sabes as sagradas letras que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus". (2 Timóteo 3:15)






2 - O dente e a alma são semelhantes porque um simples tratamento com analgésico não resolve o problema


Experimente a auto-sugestão na hora da dor de dente, repita 10 vezes em alta voz: este dente não está doendo! Acredito que não vai resolver.

A alma também é assim, os paliativos não resolvem. Você pode fazer uma viagem no exterior, encher a cara de cachaça ou passar o dia no shopping fazendo compras, se a alma estiver com problemas eles continuarão a incomodar.

"E eis que tudo era vaidade a correr atrás de vento, e nenhum proveito havia debaixo do sol".  (Eclesiastes 2:11)





3 - O dente e a alma são semelhantes porque todo tratamento objetiva recuperar e não extrair

O dentista sempre tem como objetivo preservar o dente, utilizando o recurso da extração apenas como última alternativa. Assim também é com a alma. Por pior que seja a crise que você esteja passando, o segredo nunca é o suicídio ou a fuga nas mais variadas formas.

A bíblia nos dá exemplos de dois apóstolos de Jesus que fizeram opções diferentes de tratamento diante de uma crise existencial. Judas optou pela extração, em crise, suicidou-se. Pedro, depois de ter negado a Cristo três vezes, arrependeu-se e foi inteiramente restaurado.

"Eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento" (Lucas 5:32)





4 - O dente e a alma são semelhantes porque seus inimigos são sutis


A cárie atinge o dente de maneira sutil, e o açúcar, grande vilão da história, geralmente está presente no meio daquilo que é mais saboroso, como por exemplo balas, sorvetes e chocolates.

O inimigo da alma também é assim. A bíblia quando fala do diabo deixa claro que um dos seus maiores investimentos é provar que não é tão mal ou que não existe. Ele não aparece com tridente e chifres, soltando fogo pela boca. Ele vem perturbar a nossa alma nas situações mais doces.

"E não é de admirar, porque o próprio satanás se transforma em anjo de luz". (2 Coríntios 11:14)








 5 - O dente e a alma são semelhantes porque um especialista é sempre a melhor indicação para o tratamento

Você teria coragem de deixar uma ótima costureira cuidar dos seus dentes? E um excelente mecânico? Na certa a sua opção seria por um dentista.

Muitos personagens históricos foram ótimos filósofos, sociólogos, médicos, psicólogos, pensadores, entretanto especialista em alma só Jesus Cristo.


 "Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim". (João 14:6)






6 -O dente e a alma são semelhantes porque exigem um tratamento urgente

Não cuidar de uma pequena cárie que surgiu é permitir que ela venha ganhar proporções maiores, quem sabe levando à necessidade de um tratamento endodôntico (de canal) ou até à perda do dente.

Assim como os problemas dentários necessitam sempre de urgência para solucionar, também com a alma da mesma forma. O pecado é tudo aquilo que nos afasta da presença de Deus, e protelar a urgente decisão de fazer aquilo que agrada a Deus para ficar brincando com o pecado, pode trazer consequências desastrosas em nossas vidas.

"Porque o salário do pecado é a morte". (Romanos 6:23)





7 - O dente e a alma são semelhantes porque o medo os afasta da solução


O medo do dentista é perfeitamente compreensível em algumas pessoas que passaram por traumas em tratamentos no passado. Ironicamente, você sofria com a dor de dente e sofria mais ainda para tirá-lo. Mas não significa que uma experiência ruim deve afastá-lo do consultório dentário e fazê-lo deixar de cuidar de seus dentes. Assim também é na vida espiritual, pelo fato de existir falsos cristãos, não quer dizer que todos são ruins e que você nunca mais deve voltar à igreja por ter se desapontado com pessoas em determinado momento da caminhada espiritual.

"Vinde a mim todos que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei". (Mateus 11:28)





8 - O dente e a alma são semelhantes quanto ao preço do tratamento

Considerando o valor muito alto dos preços dos materiais e equipamentos odontológicos, assim como os gastos mensuráveis para uma formação e especialização, além dos gastos para exercício da profissão, acrescidos da atual situação econômica brasileira de uma boa parcela da população, o preço de um tratamento dentário nem sempre é acessível a todos. Essa é uma semelhança com o tratamento da alma, mas paradoxalmente com uma enorme diferença.

A salvação para a alma teve um preço elevado, a morte do filho unigênito de Deus. Mas Jesus pagou o preço total do tratamento para nós, e agora todos temos acesso gratuitamente a Deus por esse novo e vivo caminho.





"Sê fiel até à morte e dar-te-ei a coroa da vida". (Apocalipse 2:10)











Mensagem baseada no livro "O dente e a alma", 
de Simonton Araújo.



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário